Trabalhe em casa!

Bote

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Boat)
Bote
Bote de Carvalho.pngBote de Pinheiro.pngBote de Eucalipto.pngBote de Madeira da Selva.pngBote de Acácia.pngBote de Carvalho Escuro.png
Renovável

Sim

Empilhável

Não

ID na Rede

EJ: 41
EB: 90

ID em Jogos Salvos

boat

Larga

Veja § Itens largados

Valores de Dados

Veja § Valores de dado

ID de espaço de nome

Veja § Valores de dado

Um bote (português brasileiro) ou barco (português europeu) é tanto um item quanto uma entidade de veículo.

Botes podem ser recuperados ao atacá-los repetidamente. Ferramentas e armas com dano acima de 4 podem quebrar o bote instantaneamente.

Criação[editar | editar código-fonte]

Ingredientes Receita de Criação Descrição
Tábuas correspondente

[Edição Java apenas]
Tábuas correspondente +
Pá de madeira

[Bedrock e Education apenas]
A de madeira representa um remo.

Controles[editar | editar código-fonte]

Pressione o botão usar item no bote para montar nele.

Pode-se sair de um bote pressionando a tecla esgueirar[Edição Java apenas], o botão "Sair do Bote"‌[Edição Bedrock apenas] ou a tecla pular[Edição Bedrock apenas]. Ao sair de um bote, o jogador é colocado na direção em que o jogador está virado, ou, se virar diretamente para cima ou para baixo, o jogador é colocado na frente do bote. Se possível a partir da posição de saída, o jogador existente será colocado em terra.

Em um teclado ou gamepad, botes são controlados usando as teclas para frente, esquerda (virar à esquerda), direita (virar à direita), e para trás. Usar a tecla correr irá aumentar o campo de visão, mas não aumentará a velocidade como se correndo.

Em telas de toque, dois botões de orientação aparecem. O botão direito orienta para a esquerda e o botão esquerdo orienta para a direita. Pressionar ambos os botões move o bote para frente.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Botes se movem de acordo com o controle do jogador ou correntes de água. Botes têm a mesma velocidade que carrinhos. Se em terra, um bote ainda pode ser controlado, mas muito lentamente. Um bote não gira com o olhar do mouse. Um jogador não pode mover o bote e usar itens ao mesmo tempo.

Botes podem ser usados para viajar com segurança através da água. Botes não são danificados por colisões.

Botes têm especificamente 4Heart.svgHeart.svg (mas exatamente 4 de dano não é suficiente para destruí-lo), e regenera 110 por tick. Quando no chão, eles têm 0,455 a altura de um bloco.

Se um bote é empurrado debaixo de água, por exemplo se movido sob uma cachoeira, ou se movido para cima ou para baixo em uma corrente, ele irá afundar. Na Edição Java, um barco afundado deve ser quebrado e recolhido para usá-lo novamente.

Os botes podem apoiar dois passageiros, incluindo mobs. Mobs não podem sair de um barco e ficam presos até que o barco seja destruído ou até que o jogador use uma vara de pescar ou um laço para remover o mob.

Andar de barco não esgota a fome, tornando-o uma maneira eficiente de viajar.

Edição Java
  • Botes se movem extremamente rápido enquanto estão no gelo, especialmente gelo azul. Ao mover-se rapidamente o suficiente, haverá o efeito visual de "pulverização de água" representando o deslize do bote. Estar em um bote limita o olhar do mouse do jogador para o arco de 180 graus para frente. Um bote vai quebrar a neve onde ele anda por cima. Jogadores não recebem dano de queda se cair em um bote.
  • Um bote afundado fica afundado para sempre, incapaz de ser recuperado até que seja quebrado e recolocado pelo jogador.
  • Para mobs entrarem em um bote, eles devem andar diretamente em cima dele. Um mob não pode controlar o bote.
Edição Bedrock
  • Um bote afundado flutuará novamente quando emerge da corrente ou da cachoeira que está mantendo-o para baixo.
  • Botes emitem fumaça quando destruídos.
  • Os mobs podem ser 'recolhidos' montando um bote perto deles, e um mob pode dirigir o bote sem a ajuda do jogador.

Itens largados[editar | editar código-fonte]

Quando destruído por ataque ou outras formas de dano, como fogo, um barco perde sua forma de item. Um barco não é destruído se colidir com um bloco ou uma vitória-régia, ao contrário das versões anteriores à Edição Java 1.9, mas se for quebrado por danos causados ​​por quedas, ele soltará 3 tábuas correspondentes do tipo do barco.

Comércio[editar | editar código-fonte]

Aldeões pescadores de nível experiente têm 17 de chance de comprar um dos seis tipos de bota por uma esmeralda.‌[Edição Bedrock apenas].

Aldeões pescadores de nível mestre sempre oferecem a compra de um barco de carvalho por uma esmeralda.‌[Edição Java apenas]

Combustível[editar | editar código-fonte]

Quando usado em uma fornalha, um barco dura 60 segundos (que funde até 6 itens).

Sons[editar | editar código-fonte]

No subtitle entity.boat.paddle_land (Plays when riding boat on land) ? ? ? 16
No subtitle entity.boat.paddle_water (Plays when riding boat on water) ? ? 0.8 16

Valores de dado[editar | editar código-fonte]

ID[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

Bote ID de espaço de nome
Item de carvalho oak_boat
Item de pinheiro spruce_boat
Item de bétula birch_boat
Item de madeira da selva jungle_boat
Item de acácia acacia_boat
Item de carvalho escura dark_oak_boat
Entidade boat

Bedrock Edition:

Boat Namespaced ID Numeric ID
Item boat 333
Entity 70

In Bedrock Edition, boats use the following data values:

Bote/DV

Entity data[editar | editar código-fonte]

Veja também: Chunk format

Boats have entity data associated with them that contain various properties of the entity.

  • Dados da entidade

Edição Java Alpha
1.0.6 Adicionados botes.
Edição Java Beta
1.6.6Colidir em areia de almas em um bote vai matar o jogador, mas manter o bote intacto.
1.8É possível marcar um acerto crítico contra um bote.
Edição Java
1.3.112w15aOs botes podem ser lançados dos ejetores.
12w21aOs botes já não terão dano ao colidir com vitórias-régias. Em vez disso, as próprias vitórias-régias irão quebrar.
12w23aBotes podem acelerar a velocidades mais rápidas do que as anteriores e agora são mais fáceis de controlar.
12w27aBotes vão agora largar o seu item em vez de tábuas e gravetos se quebrados por um jogador.
1.6.1?Nova física do bote com menor inércia, mas os controles esquerda, para trás e direita foram removidos.
Botes agora terão dano e quebram quando colidirem com muitas vitórias-régias em um curto espaço de tempo.
1.7.213w36aPode-se usar /summon para invocar mobs montando botes, embora neste momento mobs não podem controlar os botes.
13w43aNão mais inflige-se dano de queda ao encalhar.
Botes ligeiramente melhorados sendo quebrados por vitórias-régias.
Controles esquerda, para trás e direita adicionados de novo.
1.814w06aMobs montando botes podem controlá-los, de modo que eles podem perseguir ou fugir de inimigos, mover-se em direção a comida, mover-se aleatoriamente, ou o que quer que eles fariam em terra. As exceções são o ghast e o morcego, que não podem controlar botes.
1.8.21.8.2-pre2Botes podem sobreviver a colisões em velocidades mais altas.
1.915w41a Botes reformulados. Eles agora são maiores, apresentam modelos de remos de madeira em ambos os lados, e podem acomodar dois passageiros. Eles também não são destruídos por colisões enquanto na água, e não sofrem tanto de dessincronização de cliente-servidor.
Mobs agora podem embarcar, embora não possam mais controlá-los.
Foi introduzido um novo conjunto de controles:ele inclui manter pressionadas as teclas direita e esquerda para se mover para a frente, e usar as tecla direita para mover o remo direito, virando o bote para a esquerda (e vice-versa). O movimento do mouse não mais vira os botes, e as teclas para frente e para trás já não tem qualquer efeito. Tudo isso foi alterado na 16w04a.
Os jogadores não podiam mais usar itens ou atacar de botes a menos que estejam em uma parada completa. Isso foi alterado na 15w42a.
A receita de criação foi alterada para exigir uma pá de madeira como mostrado abaixo. Isto foi revertido mais tarde na 16w04a.
Adicionadas variantes de todos os tipos de madeira, embora apenas o bote de carvalho pode ser criado.
Tag NBT Type (string) é adicionada para a entidade Boat, tomando valores oak, spruce, birch, jungle, acacia e dark_oak.
15w42aOs botes de eucalipto, pinheiro, acácia e madeira da selva agora podem ser criados usando a mesma receita de carvalho, exceto com as tábuas correspondentes.
Os botes novos são agora comparáveis na velocidade aos botes velhos (ligeiramente mais rápido do que a corrida), embora com menos momento.
Os jogadores podem agora usar itens e atacar imediatamente depois de parar de remar.
15w43cA textura do bote é remapeada, de modo que eles agora têm uma textura separada por remo e por lado do bote.
15w45aO bote de carvalho escuro pode agora ser criado.
15w47bOs botes agora fazem um som quando colocados, usando o evento de som block.boat.place.
15w51aOs botes soltam suas tábuas correspondentes quando quebrados.
16w04aOs botes são mais rápidos e agora irão avançar e retroceder usando as teclas para frente e para trás respectivamente, e virar para a esquerda e para a direita usando as teclas esquerda e direita respectivamente. O mecanismo de remo introduzido na 15w41a, segurando as teclas direita e esquerda, é removido e não move mais o bote para a frente. Os controles são agora mais semelhantes aos botes antes da revisão.
Botes agora afundam quando submersos, ou dentro de água corrente de qualquer profundidade.
Criação é restaurada para a receita original, já não exigindo uma pá de madeira como era desde a 15w41a (embora tábuas correspondentes ainda são necessárias).
Montar um bote já não sujeita mobs sensíveis à água a serem danificados pela água, e já não protege mobs sensíveis à luz solar de serem danificados pela luz solar.
Desmontar agora tenta colocar o jogador em terra.
16w06aMontar entidades, como os botes, são agora executadas pelo cliente e não pelo servidor.
1.1116w32aID da entidade alterada de Boat para boat.
16w33aBotes podem agora ser usados para abastecer fornalhas.
Edição Pocket Alpha
0.11.019 de setembro de 2014Tommaso Checchi tweetou uma imagem de um jogador que monta um bote, indicando que a coisa a mais importante é "obter o direito de remar".
26 de janeiro de 2015Tommaso Checchi tweeta uma captura de tela de vários pilotos em um único bote.
20 de fevereiro de 2015Tommaso Checchi tweeta uma captura de tela de vários botes com apenas mobs neles.
build 1 Adicionados botes. Cada tipo de madeira tem sua própria variante respectiva, embora compartilhem o mesmo sprite dos itens.
Botes podem suportar dois pilotos, incluindo mobs passivos.
Botes são maiores em tamanho.
São mais resistentes ao choque contra a terra.
build 2Mobs hostis são agora capazes de montar botes.[1]
build 12Projéteis podem agora ser disparados dos botes.
0.12.1build 1Adicionado todas as variantes do bote ao inventário do criativo.
Novos ícones de inventário para botes. O sprite agora inclui pás e representa sua respectiva cor de madeira.
0.13.0build 1Botes são agora ligeiramente mais rápidos do que correr, e já não esgotam a fome.
Jogadores podem agora usar itens e atacar imediatamente depois de parar de remar.
build 3Botes vão agora empilhar em cima uns dos outros.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 1 Adicionados botes.
TU12Aumentado do número máximo de botes em um mundo para 40.
Botes agora quebrarão quando batem na terra duramente.
TU141.04Não são quebrados por vitórias-régias mais, em vez disso eles agora passam diretamente através da vitória-régia, quebrando-a e às vezes soltando-a.
Quando eles batem, eles podem às vezes soltar-se como itens.
Estão com menos falhas e mais ágeis agora.
Aumentada da velocidade máxima.
Ao sair, os jogadores serão movidos do bote.
Quando quebrados por um jogador, soltam um bote agora.
TU46CU361.38Patch 15 Botes reformados para igualar aos botes da PC 1.9.

Problemas relacionados com "Boat" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Um baú é curto o suficiente para que um bote caia sobre ele em vez de bater nele.
  • Areia, cascalho, bigornas e ovos de dragão soltam como itens quando eles caem em um bote que está na água.
  • Se você colocar um bote perto do Enderman, em 15 segundos ele irá ficar automaticamente preso no bote. Mas isso só irá funcionar se você não tiver irritado ele antes.

Veja também[editar | editar código-fonte]