Minecraft: Story Mode agora foi descontinuado. Se você já possui uma cópia, faça o download antes de 25 de junho, antes que os servidores fiquem off-line, caso contrário você poderá não conseguir no futuro. Consulte aqui para mais detalhes.

Bloco de Grama

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Blocos de grama)
Bloco de Grama
Grass.png
Transparência

Não

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

3

Ferramenta

Este bloco pode ser quebrado com qualquer ferramenta, mas com uma pá é mais rápido

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Larga
Valor de Dado

dec: 02 hex: 2 bin: 10

Nome

grass

Um Bloco de Grama é um bloco gerado de forma abundante na superfície do Overworld.

Um bloco de grama pode ser obtido ao ser minerado com uma ferramenta encantada com Toque Suave. Caso contrário, ele larga terra.

Bloco Bloco de Grama
Dureza 0,6
Ferramenta
Tempo de quebra[nota 1]
Mão 0,9
Madeira 0,45
Pedra 0,25
Ferro 0,15
Diamante 0,15
Ouro 0,1

Geração natural[editar | editar código-fonte]

Blocos de grama são gerados naturalmente na maioria dos biomas no Overworld.

Crescimento[editar | editar código-fonte]

Aparência[editar | editar código-fonte]

Algumas das tonalidades que um bloco de grama pode possuir

A coloração dos blocos de grama depende do bioma em que estão. Um bloco de grama sempre usará o tom configurado para sua localização, não importando como foi colocado ou qual sua origem. Grama alta e folhas também mudarão de cor com o bioma de forma semelhante.

Essas cores específicas dos biomas também aparecem em mapas.[Edição Bedrock apenas]

Usar farinha de osso em blocos de grama fará gramas altas e flores crescerem.

Criaturas passivas tendem a andar em direção a blocos de grama e a luz, mas eles ignoram luz sobre os blocos de grama e preferem que eles possuam nível de luz abaixo de 10.

Ovelhas alimentam-se de blocos de grama, transformando-os em terra e recuperando sua lã.

Caminhos de grama podem ser criados ao usar qualquer tipo de no lado ou no topo de um bloco de grama que tem ar sobre ele. A pá perderá 1 de durabilidade.

Nascimento de criaturas[editar | editar código-fonte]

Animais ocasionalmente nascerão em blocos de grama que tenham um nível de luz de no mínimo 9 no espaço diretamente em cima.

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

Bloco de grama tem o nome de ID minecraft:grass

Estado do bloco[editar | editar código-fonte]

Veja também: Estados de bloco
Nome Valor Descrição
 snowytrue
false
Se verdadeiro, o bloco usa um textura com neve nos lados no topo.
No jogo, isso é verdadeiro quando há neve ou neve (camada) em cima.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Edição Java Pre-classic
Pre 0.0.0Grass rd132211.PNGBloco de Grama foi o segundo bloco no Minecraft, depois do Pedregulho.
Quando introduzido pela primeira vez, o bloco de grama teve sua textura de topo em todos os lados, resultando em "cubos de grama"[1]
rd-132328GrassAlpha.pngBlocos de Grama agora têm texturas laterais. Além disso, a textura de topo foi feita mais brilhante
rd-160052Grama agora se espalha para terra sob a luz do sol, permitindo que novos blocos de grama sejam criados.
Edição Java Classic
0.27 SURVIVAL TEST 12Ovelhas comiam grama para que a lã em seus corpos renascesse, revertendo o bloco de grama para terra.
0.30A tentativa de colocar os blocos de grama por meio de uma hacker de inventário no Clássico Multiplayer Criativo fará com que o servidor retire automaticamente o jogador.
Devido à falta de dinâmica da iluminação no modo criativo, grama que está na sombra morria e mudava para terra.
Grama no próprio inventário costumava ter a textura verde do topo em todos os lados do bloco.
Edição Java Indev
23 de Dezembro de 2009Com a introdução da iluminação dinâmica, grama pôde agora crescer em áreas mais escuras, não precisando ser totalmente iluminada pelo sol.
0.3126 de Janeiro de 2010Blocos de grama ficaram disponíveis nos baús na Indev House. Eles podiam ser colocados, mas essa grama nunca se converteria para terra. A única maneira de matar a grama era quebrar o bloco.
6 de Fevereiro de 2010Grama poderia agora ser arada com uma enxada para se transformar em terra arada, e tinha uma chance de largar sementes.
?A Indev House e seus baús foram removidos no final da fase de desenvolvimento Indev, fazendo com que não houvesse nenhum meio legítimo de obter blocos de grama no inventário de um jogador.
Edição Java Alpha
1.0.4Bloco de Grama com Neve.pngCom a introdução da queda de neve em mundos no Winter Mode, as texturas dos lados dos blocos de grama tinham sua cor mudada para neve quando o bloco estava embaixo de camadas de neve.
1.2.0GrassPreBeta1.5.png Com a introdução de biomas no Halloween Update, a cor da parte superior do bloco de grama agora correspondia ao bioma no qual ele estava localizado.
Inv grass block.png O bloco tinha o topo da textura com bug quando obtido no inventário com um editor de inventário ou com o comando /give.
Edição Java Beta
1.5Grass-Pre Beta 1.9pre5.png As texturas do lado da grama são da mesma cor que a do topo do bloco de grama no modo de gráficos Bonito.
1.6Sementes não podem mais ser colhidas a partir de blocos de grama com uma enxada. Só podem agora ser colhidas ao destruir grama alta.
1.6.6Farinha de osso faz com que grama alta cresça ao ser aplicado em blocos de grama.
1.8O bug de textura do topo do bloco do Alpha 1.2.0 foi consertado.
Com a introdução do modo Criativo, agora é possível obter blocos de grama legitimamente no inventário.
release
1.0.0Beta 1.9-pre4Com a introdução do sistema de encantamento, blocos de grama estão disponíveis pela primeira vez no modo Sobrevivência através do uso do Toque Suave.
Beta 1.9-pre5Grass.png A textura do topo do bloco de grama e bloco de grama com neve foram ligeiramente alteradas, para parecerem mais apropriados com os biomas padrões e dar-lhes uma aparência mais escura.
Beta 1.9-pre6A textura dos lados foi ligeiramente alterada.
?A funcionalidade das lajes mudou para que não revertessem blocos de grama abaixo delas para terra, permitindo que grama se espalhasse por baixo.
1.4.212w38aNovos sons adicionados ao andar em blocos de grama.
1.7.213w36aUma variação da terra "sem grama" que não permitia que grama se espalhasse foi adicionada.
1.814w25aA terra sem grama foi trocada pela terra grossa.
14w27bA textura do topo da grama agora é rodada aleatoriamente graças à adição de matrizes ao formato de modelo dos blocos.
1.915w31aBlocos de grama podem se tornar caminhos de grama ao serem tocados com o botão direito com uma pá.
Blocos de grama podem agora ser obtidos matando um enderman que esteja segurando o bloco.
Edição Pocket Alpha
0.1.0Adicionados blocos de grama.
0.4.0Grama pode agora ser arada com uma enxada para se transformar em terra arada, e tem uma chance de largar sementes.
0.8.0build 3Grama tem um chance de largar sementes de beterraba, cenouras ou batatas ao ser arada.
build 4Arar não larga mais batatas e cenouras.
0.9.0build 1Coloração da grama agora é específica para cada bioma.
0.11.0build 1Grama agora pode ser pressionada com um pá para virar caminho de grama.
0.12.1Blocos de grama agora podem ser obtidos usando o encantamento Toque Suave.
0.14.0build 1Blocos de grama podem agora ser obtidos matando um enderman que esteja segurando o bloco.
0.16.0As cores específicas de cada bioma agora aparecem em mapas.
Edição de Console Legado
TU1CU11.0Patch 11.0.1Adicionados blocos de grama.

Problemas relacionados com "Grass Block" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]