Bloco-quebra-cabeça

De Minecraft Wiki
Bloco-quebra-cabeça
Jigsaw Block (S) JE3 BE2.png
Raridade

Épico

Renovável

Não

Empilhável

Sim (64)

Ferramenta

Nenhuma

Resistência à explosão

3,600,000

Dureza

-1

Luminosidade

Não

Transparência

Não

Inflamável

Não

Pega fogo com lava

Não

Blocos-quebra-cabeça [EJ] (ou blocos de quebra-cabeça) [EB] (pt-BR) ou blocos de puzzle [EJ] (ou blocos quebra-cabeças) [EB] (pt-PT) são blocos técnicos usados na geração de algumas estruturas.

Os blocos-quebra-cabeça não estão disponíveis no Inventário criativo. Eles podem ser obtidos usando o controle pegar bloco, ou usando vários comandos tal como /give @s minecraft:jigsaw.

Blocos-quebra-cabeça são incluídos quando um jogador usa um gerador de estruturas para gerar certas estruturas que usam blocos-quebra-cabeça para geração.

Esta seção é um esboço, o que significa que falta algumas informações importantes. Você pode ajudar por expandindo com mais informações relacionadas ao tópico.
Razão: Adicionar alterações do Edição Java 1.16.

Blocos-quebra-cabeça são blocos de junção que permitem ao jogo construir estruturas a partir de modelos menores.[1]

A GUI para blocos-quebra-cabeça contém os seguintes campos de entrada:

  • Conjunto de partes
    • Refere-se a um conjunto de elementos dos quais o bloco-quebra-cabeça pode desenhar elementos (o próximo modelo para colocar).
    • O conjunto de destino seleciona aleatoriamente um modelo de determinada pasta em client.jar/data/minecraft/structures.
  • Nome
  • Nome do alvo
  • Converte-se em
    • O que o bloco-quebra-cabeça se transforma depois que todo o recurso é gerado. O padrão é minecraft:air.
  • Tipo de ligação
  • Níveis
    • Pode ser definido como um número inteiro de 0 a 6. O padrão é 0. Quando usado com o botão "gerar", usa parâmetros configurados para gerar as próximas partes da estrutura. Os níveis determinam quantos "níveis" de blocos-quebra-cabeça passam(ex. Peça>[Camada 1]>[Camada 2])
  • Gerar

Os blocos-quebra-cabeça são usados apenas na geração de postos avançados do saqueador, vilas, e bastiões em ruínas; outras estruturas usam geração codificada. A geração dessas estruturas começa com um modelo contendo blocos-quebra-cabeça. Cada bloco-quebra-cabeça usa o seguinte processo para gerar outro modelo:

  1. Escolhe um modelo aleatório no conjunto de destino. Este modelo contém pelo menos um bloco-quebra-cabeça com o mesmo tipo de anexo que o bloco usado para gerar o modelo.
  2. Se houver vários desses blocos, escolha um aleatoriamente. Isso permite que dois blocos-quebra-cabeça sejam "anexados".
  3. O modelo é colocado de modo que o segundo bloco-quebra-cabeça fique voltado e adjacente ao primeiro.
  4. Por fim, os dois blocos-quebra-cabeça são substituídos pelo respectivo bloco "Converte-se em".

O processo acima é repetido para todos os blocos-quebra-cabeça no modelo inicial, bem como todos os blocos-quebra-cabeça em modelos adicionais, até que nenhum bloco-quebra-cabeça permaneça (ou até o jogo decidir que a estrutura é grande o suficiente). O processo, no entanto, não ocorre quando o jogador usa um gerador de estruturas; isso resulta em uma estrutura contendo blocos-quebra-cabeça.

Sons[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

Nenhuma[som 1]BlocosCair no bloco com dano de quedablock.stone.fallNenhuma[som 1]0,50,7516

Edição Bedrock: [precisa de testes no jogo]

SomDescriçãoID de espaço de nomeVolumeAfinação
Quebrar o blocodig.stone? 0,8
Cair no bloco com dano de quedafall.stone? ?
Extrair o blocohit.stone? 0,5
?Saltar do blocojump.stone? ?
?Cair no bloco sem dano de quedaland.stone? ?
Andar no blocostep.stone? ?
Colocar o blocouse.stone? 0,8

Valores de dados[editar | editar código-fonte]

ID[editar | editar código-fonte]

Edição Java:

NomeID de espaço de nomeChave de tradução
Bloco-quebra-cabeçajigsaw block.minecraft.jigsaw
NomeID de espaço de nome
Entidade de blocojigsaw

Edição Bedrock:

NomeID de espaço de nomeID numérico Chave de tradução
Bloco-quebra-cabeçajigsaw 466tile.jigsaw.name
NomeID de jogo salvo
Entidade de bloco?

Estados de bloco[editar | editar código-fonte]

Todas as diferentes rotações de um bloco-quebra-cabeça.
Veja também: Estados de bloco

Edição Java:

Nome Valor padrão Valores permitidos Descrição
orientationnorth_updown_east
down_north
down_south
down_west
east_up
north_up
south_up
up_east
up_north
up_south
up_west
west_up
A direção que o bloco-quebra-cabeça está voltado.

Edição Bedrock:

facing_direction00
1
2
3
4
5
(É colocado apenas com o comando /setblock. O jogador pode colocá-lo em 12 orientações diferentes.)

Entidade de bloco[editar | editar código-fonte]

Veja também: Formato entidade de bloco

Um bloco-quebra-cabeça tem uma entidade de bloco associado a ele que contém dados adicionais sobre o bloco.

  • Dados da entidade de bloco
    • Tags comuns a todas as entidades bloco Veja Predefinição:Nbt inherit/blockentity/template
    •  target_pool: O conjunto de destino do bloco-quebra-cabeça para selecionar uma estrutura.
    •  final_state: O bloco em que esse bloco-quebra-cabeça se torna.
    •  attachement_type: O tipo de anexo do bloco-quebra-cabeça para uma estrutura.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

Vídeo por slicedlime sobre como os blocos-quebra-cabeça são usados para gerar vilas:

Edição Java
1.14 18w46a Jigsaw Block JE1 BE1.png Adicionado o bloco-quebra-cabeça.
18w47a Blocos-quebra-cabeça agora são usados na geração de estruturas de postos avançados do saqueador.
18w48a Blocos-quebra-cabeça agora são usados na geração de estruturas de vilas da planície.
18w49a Blocos-quebra-cabeça agora são usados na geração de estruturas de vilas da neve e savana.
18w50a Blocos-quebra-cabeça agora são usados na geração de estruturas de vilas da taiga e deserto.
Jigsaw Block JE2.png A textura do bloco-quebra-cabeça foi alterada.
19w14a A capitalização do nome do bloco foi corrigida de "Jigsaw block" para "Jigsaw Block" em inglês.[2]
1.16 20w13a Jigsaw Block (S) JE3 BE2.png Foi adicionada uma textura bloqueada ao bloco-quebra-cabeça.
A interface do bloco-quebra-cabeça foi alterada.
20w16a Um botão na GUI que gera uma estrutura de quebra-cabeça a partir do bloco de quebra-cabeças, usando uma determinada profundidade de geração, foi adicionado agora.
Blocos-quebra-cabeça agora são usados na geração de bastiões em ruínas.
20w22a Uma nova opção "Manter quebra-cabeças" que controla se os blocos-quebra-cabeça na estrutura resultante após o uso "Gerar" mantém os blocos-quebra-cabeça ou são substituídos por seus blocos "Converte-se em", cujo padrão é "Sim" foi adicionado.
Edição Bedrock
1.10.0 beta 1.10.0.3 Jigsaw Block JE1 BE1.png Adicionado o bloco-quebra-cabeça.
No momento, o bloco-quebra-cabeça está disponível apenas usando editores de inventário.
Não se sabe se os blocos-quebra-cabeça são usados para a geração do posto avançado do saqueador e da vila ou não.
1.16.0 beta 1.16.0.57 Jigsaw Block (S) JE3 BE2.png A textura do bloco-quebra-cabeça foi alterada.
Blocos-quebra-cabeça agora podem ser obtidos usando o comando /give <player> jigsaw.

Problemas relacionados com "Jigsaw" ou "Jigsaw block" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Veja também[editar | editar código-fonte]