Lava

De Minecraft Wiki
(Redirecionado de Balde de Lava)
Pistão.gif
Esta página está sendo revisada
Foram identificados possíveis erros nesta página(Discussão).

A revisão será feita pelo Projeto de conserto e revisão de páginas.
Descrição: Conteúdo desatualizado e tradução incorreta

Marcado para análises desde Agosto de 2019
Lava
Lava.png
Transparência

Sim

Luminoso

Sim, 15

Resist. a Explosão

0 (corrente)
500 (Infinita)

Ferramenta

Este bloco só pode ser pego usando um balde

Renovável

?

Empilhável

Não

Inflamável

?

Pega fogo em lava

?

Larga

Ele mesmo

Valores de dados
Lava
dec: 10 hex: A bin: 1010
Lava Infinita
dec: 11 hex: B bin: 1011
ID

lava

Lava é um líquido que emite luz, queima entidades e também blocos inflamáveis.

Obtendo[editar | editar código-fonte]

A lava não pode ser diretamente obtida como um item e só poderá ser coletada por uma balde.

Ocorrência natural[editar | editar código-fonte]

Lava geralmente é encontrada em grande quantidade, formando piscinas de magma. O melhor lugar para achar lava no Overworld (mundo comum, onde existem árvores, animais passivos e afins) é em cavernas profundas, até a camada 12. Também pode surgir como um único bloco fonte, mais comum em cavernas mas também na superfície (onde é uma causa comum de incêndios florestais).

Desde o Alpha 1.2.6, a lava também surge em lagos. Eles são raros e podem ser encontrados em qualquer elevação em qualquer bioma, e podem causar incêncidos florestais. Lagos de lava podem variar em profundidade e tamanho, e esculpirão uma pequena área de teto sobre si quando gerados abaixo da superfície.

No Nether, lava é extremamente comum, ela forma os "oceanos" no lugar da água, e é comum encontrar fonte de lava ocupando o espaço em que era pra estar qualquer outro bloco do nether, fazendo assim com que as vezes o jogador ache lava saindo do teto, do chão e até mesmo das paredes enquanto cava no local.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Queima, combustão, ignição e danos[editar | editar código-fonte]

  • A maioria das entidades, incluindo jogadores e mobs, vão tomar 4Heart.svgHeart.svg de dano a cada meio segundo em contato com lava, além de ficar em chamas.
  • Se blocos inflamáveis estão a pelo menos 3 blocos de distância da lava, eles pegarão fogo. As "fagulhas" ou "bolas de fogo" que saem voando da lava são apenas decorativas e não causam ignição ao entrar em contato direto.
  • Um balde de lava pode ser usado como combustível para a fornalha, podendo fundir 100 blocos, sem consumir o balde.
  • Na dificuldade pacífico, ainda assim é possível morrer com lava. Porém, depois de sair da lava, não é possível morrer por estar em chamas.

Um jogador na lava durará o seguinte tempo antes de morrer, assumindo que a barra de fome e a barra de vida estejam totalmente cheios:

  • 3,5 segundos com armadura de couro cheia, sem encantamentos.
  • 5 segundos com armadura de ouro completa, sem encantamentos.
  • 5,5 segundos com armadura de corrente completa, sem encantamentos.
  • 6,5 segundos com armadura de ferro completa, sem encantamentos.
  • 14 segundos com armadura de diamantes completa, sem encantamentos.

Lava e Água[editar | editar código-fonte]

A lava escorre mais lentamente que a água e algumas vezes uma correnteza de lava em que o jogador removeu a fonte de origem pode demorar bastante para desaparecer, ainda causando dano no jogador caso ele entre em contato com esta lava.

A interação entre água e lava se dá da seguinte maneira:

  • Se a lava escorrer horizontalmente (mesmo bloco de altura) até a água, então se formará um pedregulho.
  • Se a lava escorrer verticalmente (para baixo) até a água, poderá gerar Pedra.
  • Se a água cair horizontalmente (para baixo na lava, poderá escutar um "Tsss!" e a água mais próxima virara pedregulho.[verificar]
  • Se a água cair verticalmente na lava poderá formar um pedregulho.
  • Se a água atingir um bloco fonte de lava, então se formará uma Obsidiana.

A fonte natural primaria de obsidiana são rios seguindo até a superfície de poças de magma no fundo de cavernas. Deve-se tomar cuidado se estiver minerando esse tipo de rocha, geralmente existe uma camada de lava em baixo da obsidiana.

Usando um fio de redstone, o fluxo de lava de um bloco pode ser redirecionado de uma depressão para outra mais próxima[1]. Isso ,no entanto, não pode ser revertido(automaticamente). Isso acontece pois quando ativa/desativa a redstone há um recalculo na depressão mais próxima, fazendo com que o fluxo seja trocado, mas esse calculo só pode ser trocado tapando a depressão para onde o fluxo foi desviado.

Quando a chuva cai na lava ela produz constantemente partículas pretas e sons de calefação.

Usos[editar | editar código-fonte]

Você pode coletar e colocar nascentes de lava usando um Balde. Como com a Água, você só pode extrair as fontes, não o fluxo de lava que sai delas. Ao contrário de nacentes de água, nascentes de lava não podem ser duplicadas; não há nenhum forma de criar lava e não é um Recurso Renovável.

Lava pode ser usada para fazer obsidiana, como iluminação em armadilhas, e como combustível para fornalhas.

História[editar | editar código-fonte]

Lava no fundo do mapa no modo Criativo
A mesma área que acima, após uma inundação e com o alicerce exposto.

Clássico[editar | editar código-fonte]

No modo Criativo, a lava se espalha duplicando a si mesmo em direções abertas horizontais e verticais como Água. No entanto, Lava é mais lenta, e pode-se fugir facilmente dela. Um jogador rápido pode bloquear o fluxo de lava ao construir uma represa. Mas se a onde de lava é grande, o jogador pode não conseguir construir rapido o suficiente. Também como a água, a lava diminui a velocidade do jogador que se move através dela, e com força ainda maior. Lava também é mais opaca que a água e é difícil ver através dela quando se está submerso. Não é possível ver através da lava de fora dela.

Na parte de baixo do mapa, lava pode ser encontrada acima do rocha matriz em uma forma diferente, isso será uma armadilha para os player que estiver saindo, a menos que colida com a água, ou o player aperte R e renasça, ou se o player jogar blocos de areia ou cascalho, fazendo-os cair em baixo da lava. Se a água estiver na mesma área que a lava esta,a lava será transformada em pedra, isso permitirá remover o bloco de pedra e expor o alicerce debaixo.

Sobrevivência[editar | editar código-fonte]

Desde Infdev, os fluxos de lava fluem mais realisticamente pela superfície, mas não tanto quanto água. A Lava fluirá uma distância total de 3 blocos a partir do bloco fonte (mais no Nether. Assim como a água, a lava fluirá linhas retas em direção à primeira depressão de terreno em quatro blocos. Itens que caiam na lava se desintegrarão. Apesar de alguns objetos queimarem instanteneamente, obsidiana levará alguns segundos.

A quantidade de dano foi reduzida a meio coração a menos por segundo dentro da lava, mais o dano decorrente do fogo. Lava não está mais presente no fundo dos mapas neste modo. Lava pode derreter gelo e neve, como tochas, mas uma área muito maior. Lava é luminosa e grande fluxos de lava podem ser vistos à grande distância no escuro.

A criação de obsidiana foi adicionada na versão Alpha v.1.0.6_03.

Na versão Beta, lava reage menos com fluxos horizontais de água. Fluxos ou piscinas de lava sem nascente virarão terra depois de certo tempo.

Desde a atualização do cliente 0.0.19a, em 20 de junho de 2009, a textura da lava se tornou animada.

A partir do Secret Friday Update 9, baldes de lava podem ser usados com combustíveis para fornalhas, para 100 unidades de derretimento; no entanto, o balde também será consumido no processo. Antes da atualização de 3 de dezembro, clicar com o botão direito numa fornalha, bancada de trabalho ou baú enquanto se segura um balde com lava deixaria você com uma nascente de lava em cima do item, mas agora apenas abre o inventário como abriria se você estivesse carregando qualquer outro item.[2].

Se você usar um balde de lava como combustível numa fornalha, ir para o Nether reiniciará a contagem dos usos, para que você possa usar mais 100 vezes.

Trivialidades[editar | editar código-fonte]

  • Lava só é chamada de lava quando encontrada na superfície, e é chamada de magma quando encontrada no subsolo, então a maior parte de 'lava' no Minecraft é na verdade magma.

Gallery[editar | editar código-fonte]

Balde de lava[editar | editar código-fonte]

Lava
Lavabucket.PNG
Lava Bucket
Tipo

Tool

Raridade

Comum

Renovável

?

Empilhável

Não

Valor de Dado

dec: 327 hex: 147 bin: 101000111

ID

lava

Lava pode ser coletada com um balde, dando ao usuário um Balde de Lava. Entretanto, apenas de uma fonte. Baldes de lava podem ser usados como combustível em fornalhas, sendo um combustível mais util que carvão.(100 fundições comparadas a 8 do carvão).

Links externos[editar | editar código-fonte]

Veja também[editar | editar código-fonte]