Aranha

De Minecraft Wiki
Aranha
Spider JE4 BE3.png
Spider (Regeneration) JE2.pngSpider (Speed) JE2.pngSpider (Strength) JE2.pngSpider (Invisibility) JE1.png
Pontos de vida

16♥ × 8

Força de Ataque

Facíl: 2♥
Normal: 2♥
Difícil: 3♥♥

Tamanho

Altura: 0.9 Blocos
Largura: 1.4 Blocos

Geração

Nível de luz de 7 ou menos, 3×3×2 espaço em blocos sólidos (gera apenas no topo do bloco central). A metade superior do espaço pode ser ocupada por blocos transparentes (vidro, etc.).

Aranhas são criaturas neutras comuns que têm a capacidade única de escalar paredes.

Geração

Uma aranha gerada sobre um único bloco.

De uma a quatro aranhas geram em um espaço de 3×3×2 em blocos opacos do Overworld.

Elas precisam de apenas um único bloco sólido abaixo num nível de luz de 7 ou menos. Os blocos do topo podem ser transparentes, porém não sólidos.

Sobre folhas

Uma aranha gera sobre folhas contando que haja 3×3×2 de espaço ao redor, visto que em biomas arborizados possuem uma concentração maior de aranhas, as quais não geram em grupos.

Masmorras e mansões do bosque

Aranhas podem ser geradas a partir de geradores encontrados em uma masmorra ou numa mansão do bosque .

Drops

Aranhas podem dropar de 0 a 2 linhas após a morte. Se mortas por um jogador ou lobo domesticado, elas também tem uma chance de 13 de droparem um olho de aranha. Elas dropam 5 de experiência quando mortas por um jogador ou lobo domesticado.

Comportamento

Uma aranha mede 1,5×1×1,5 blocos de tamanho.

As aranhas são hostis ao jogador e aos golems de ferro contanto que o nível de luminosidade à sua volta seja de 11 ou menos; caso contrário, eles não vão atacar a menos que um jogador as ataquem em primeiro lugar. Aranhas hostis continuarão a perseguir o jogador, mesmo se eles são expostos a locais bem iluminados. Caso uma aranha tenha sofrido danos de uma fonte que não seja o jogador, tal como uma queda, sua hostilidade será redefinida.

As aranhas podem subir pelas paredes e outros obstáculos. Se uma aranha não consegue encontrar um caminho ideal para o jogador (quando um jogador for atrás ou encima de uma parede), ela vai ficar tão próximo quanto possível para a posição do jogador a partir do exterior, mesmo se ele perder sua agressividade. Além disso, quando uma aranha perde sua agressão sobre o jogador, ele vai continuar a caminhar cegamente por cerca de dois segundos. Este comportamento faz com que a aranha suba todas as paredes em seu caminho.

Se atingida de longa distância com uma flecha ou tridente quando estiver fora da sua área de detecção de 16 blocos, a aranha irá na direção da omissão do projétil, essencialmente para o jogador. Se o jogador se mover para longe, a aranha ainda vai seguir o mesmo caminho.

Apesar de não serem venenosas, aranhas não são afetadas pelo efeito "veneno".

O encantamento ruína dos artrópodes aplica Lentidão IV e mais dano contra as aranhas.

Variantes

Um jockey de aranha

Há uma chance de 1% de que uma aranha irá aparecer com um esqueleto nas suas costas, formando uma jockey de aranha.

Efeitos de poções

No modo difícil, aranhas tem uma pequena chance (cujos valores variam de acordo com a dificuldade regional) de aparecer com um único e benéfico efeito de estado. Este efeito pode ser a velocidade (40% das vezes), a resistência (20%), a regeneração (20%) ou invisibilidade (20%), e tem uma duração essencialmente infinita.

Isto não aplica-se a aranha da caverna.

Valores de dados

Veja também: Chunk format

As aranhas têm dados de entidade associados a eles que contêm várias propriedades da criatura. Sua ID entidade é Spider.

Problemas

Problemas relacionados com "Aranha" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Referências