Ar

De Minecraft Wiki
Ar
Renovável

Não

Empilhável

Não

Ferramenta

Nenhuma

Resistência à explosão

0

Dureza

0

Luminosidade

Não

Transparência

Sim

Inflamável

Não

Pega fogo com lava

?

Dados

dec: 0 hex: 0 bin: 0

ID de espaço de nome

air

Ar representa espaços desocupados. Embora seja tratado internamente como qualquer outro bloco, o ar não pode ser mantido no inventário e só pode ser destruído ou criado pela colocação ou remoção de outros blocos, respectivamente. Ar e blocos não sólidos são os únicos espaços do jogador e outros mobs estão autorizados a circular dentro sem mods ou falhas. A única exceção é o Dragão do End que pode mover-se dentro de Obsidiana, Rocha Matriz, e Pedra do End.

O Ar possui algumas variações como às: cave_air e void_air. Ambos possuem as mesmas especificações que o bloco normal de ar.

  • cave_air é gerado em sistemas de cavernas.
  • void_aircostuma ser utilizado internamente para blocos acima de (>255) e abaixo de (<0) no mundo, e em chunks (pedaços) não carregados.

Nuvens[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de nuvens: bi-dimensional e tri-dimensional. Lançamentos pre-indev tinham nuvens bi-dimensionais, enquanto lançamentos pós-indev tinham nuvens tri-dimensionais. O jogador também tem a opção de transformar as nuvens de tri-dimensional para bi-dimensional e vice-versa, através da opção "rápido/bonito" na seção gráficos no menu de opções. Nuvens podem ser desativadas nas opções de vídeo. Nuvens não têm hit-box, elas são apenas visuais.

Nuvens no Minecraft Pocket Edition são semelhantes às do Indev e Infdev.

Edição Java pre-Classic
Cave game tech test Ar agora está no jogo. No momento não é um bloco.
Edição Java Indev
0.31 Ar afetado por blocos líquidos que foram horizontalmente adjacente a ele. Se o ar estava tocando o bloco de fluido, havia uma chance de 2/3 do bloco de fluido desaparecer e tornar a recuar a piscina e uma chance de 1/3 do bloco de fluido que enchem o ar, fazendo com que o pool de propagação.
Edição Java
1.7.2 13w38b Ar é agora um bloco[1] e pode ser mantido no inventário.
13w38c Ar não pode ser mantido em inventário mais, mas internamente é ainda tratado como um bloco.
1.13 18w06a Dois novos tipos de ar foram adicionados: cave_air e void_air.
Cavernas agora geram cave_air ao invés do ar comum.
Void_air é agora usado nos valores Y menor que 0 ou maior que 255 e em chunks não carregados.
Edição Pocket Alpha
0.1.0 Ar está agora no jogo.
0.6.0 Adicionado o céu.
Edição de Console Legado
TU1 Ar está agora no jogo.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • É possível sobreviver sem ar, porque outros blocos não sólidos (que não são blocos de fluido) não vão afogar ou sufocar o jogador.
  • Pequenas caixas de ar podem gerar comumente nos biomas de oceano e lagos.
  • Ar é o único gás no Minecraft.
  • O Ar pode ser selecionado como bloco na aba de criação de mundos superplanos na Console Edition.