Servidor brasileiro no Discord

Alçapão

De Minecraft Wiki
Alçapão
Alçapão de Madeira.pngAlçapão de Ferro.png
Transparência

Sim

Luminoso

Não

Resist. a Explosão

15 (Madeira)
25 (Ferro)

Ferramenta

Este bloco pode ser quebrado com qualquer ferramenta, mas com um machado é mais rápido

Renovável

Sim

Empilhável

Sim (64)

Inflamável

Não

Larga

Ele mesmo

Valores de dados
Alçapão
dec: 96 hex: 60 bin: 1100000
Alçapão de Ferro
dec: 167 hex: A7 bin: 10100111
Nome
Madeira
wooden_trapdoor
Ferro
iron_trapdoor

Um alçapão (também conhecido como escotilha) é um bloco utilizado como uma porta horizontal que preenche um espaço de bloco. É operado, clicando sobre o alçapão, ou com um sinal de redstone. Eles só podem ser colocados no lado de um Bloco Sólido, porém a partir da 1.9 eles podem ser colocados em qualquer lugar. Quando ativado, eles vão abrir invertendo para o bloco que estão ligados. Se esse bloco é destruído, o alçapão se destacará. Quando colocado no exterior, chuva, água, lava, e nevasca não passam por um alçapão, mas a luz é permitida a brilhar através. Um alçapão de ferro só pode ser aberto com um sinal de redstone.

Criação[editar | editar código-fonte]

Nome Ingredientes Receita de Criação
Alçapão de Madeira Qualquer Tábuas
Alçapão de Ferro Barra de Ferro

Veja também: Usos do Alçapão

Mais obviamente, eles são uma porta no chão, útil para evitar quedas acidentais ou entrada mob em um buraco. Eles também bloqueiam a água ou lava, se aberta ou fechada. Eles também podem ser utilizados para fins decorativos.

Alçapões podem ser usados como um método menos desagradável para imobilização de barcos a uma porta de doca. Também é possível criar um distribuidor com uma sucessão vertical de alçapão ligada com redstone. Eles também podem ser usados ​​para criar portas, uma vez que pare o movimento horizontal como também. Da mesma forma, eles podem ser usados para criar uma porta para uma bancada de trabalho (tal como podem ser encontrado em um bar ou restaurante).

Tal como acontece com as portas, alçapões podem ser controlados com circuitos de redstone. A corrente de redstone (on-edge) fará com que o alçapão abra. Um alçapão pode ser fechado não apenas pela corrente de redstone desligar, mas por qualquer colocação ou remoção de redstone sem carga que poderia (se carregada) ligá-la.

Vídeo[editar | editar código-fonte]

O vídeo está em Inglês.

História[editar | editar código-fonte]

b
1.6 Adicionado alçapões.
r
1.4.2 12w34a Alçapões podem ser colocados na metade superior de um bloco, abrindo para baixo, e ainda pode ser colocado na metade inferior, de abertura para cima.
12w40a Alçapões já não podem ser abertos clicando com o botão esquerdo, só clicar com o botão direito abre alçapões agora.
1.8 14w07a Adicionado Alçapão de Ferro.
14w08a O nome do Alçapão de Ferro foi corrigido de 'tile.ironTrapdoor.name' para 'Iron Trapdoor'.
Nome do Alçapão foi alterado para "Wooden Trapdoor" na linguagem Inglês. Já em Português (BR) continua sendo "Alçapão"

Problemas relacionados com "Trapdoor" ou "Iron Trapdoor" são mantidos no rastreador de problemas. Reporte problemas lá.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Areia e Cascalho, se dropados em um alçapão vão quebrar em itens (semelhante à forma como areia ou cascalho caindo em uma tocha ou trilho de carrinho vai fazer o mesmo).
  • Certos mobs, como ovelha, não pode saltar para um bloco com um alçapão na posição fechada em cima. Isso permite que você faça pens que os animais podem andar em, mas não fora de facilmente.
  • Como portas, alçapões não são inflamáveis e não se queimam.
  • Quando ligado acima de um bloco de lava, o alçapão será exibido para pegar fogo e definir blocos adjacentes em chamas. Isso faz com que os alçapões sejam inadequados como tampas de descarte, a menos cercado por blocos à prova de chamas. No entanto, o alçapão não será destruído por de dano de fogo, a geração de fogo mesmo estimulante, onde normalmente não aparecem naturalmente.
  • Alçapões não iram impedi-lo de acessar o conteúdo de um baú se o alçapão está no estado fechado diretamente acima dele. Isso significa que eles são como qualquer outra porta e permitem que você interaja com os objetos, por outro lado, mesmo que o alçapão está fechado.
  • Se você colocar um alçapão em um bloco de lava, a lava desaparecerá e o alçapão não será queimado. Isto permite a criação de caminhos.
  • Alçapões podem ser usados como escadas, colocando-os um por cima uns dos outros por um buraco. Em seguida, batendo-los abertos para ir para baixo, e batê-los fechados para voltar a subir.
  • O alçapão como um recurso dropado costumava ser muito maior do que de outros recursos. Isso foi corrigido na versão Beta 1.8.
  • Alçapões podem ser usados como combustível em um forno, mas só queimam tanto quanto uma Tábua de madeira.
  • Alçapões podem ser empurrados por pistões se há um outro bloco para que ele se conecte ou se o bloco que está conectado no momento é empurrado com ele.
  • Embora zumbis são capazes de destruir portas de madeira no modo difícil, eles não podem destruir alçapões.
  • Andar sobre alçapões colocados no gelo faz andar mais rápido, enquanto correr em alçapões no gelo faz com que o jogador corra mais rápido do que um carrinho.
  • Se você abrir remotamente um alçapão enquanto um mob está de pé sobre ele, ele vai cair pela porta. Isso contribui para uma armadilha eficaz na frente de uma entrada vulnerável.
  • Um alçapão pode abafar o som de água.
  • Alçapões não bloqueiam os sinais de redstone subindo sob eles.
  • Dois alçapões colocados dentro de um 1x2 porta/abertura na posição aberta, faz uma entrada muito estreita.
  • Um alçapão é eficaz para a construção debaixo d'água, pois a água não passa através dele.
  • Se um alçapão é colocada acima de uma escada na posição fechada, você vai cair por ele e tem que abri-lo para voltar para cima.